Manutenção Elevadores

O serviço de manutenção elevadores é realizado por profissionais altamente capacitados, que estão respaldados por peças de alta qualidade e que garantem o bom funcionamento do mesmo. Vale ressaltar que a manutenção de elevadores é obrigatória e de responsabilidade dos administradores do edifício. Portanto, faça uma parceria para revisão periódica dos elevadores em seu estabelecimento e mantenha a segurança e integridade das pessoas que frequentam a área.

Manutenção elevadores: Para que serve?

Assim como qualquer outro equipamento, a manutenção de elevadores também é importante e deve ser feito com frequência, isso porque trata-se de um equipamento usado diariamente e que suporta um grande número de pessoas e pesos.

Os elevadores são considerados meios de locomoção práticos para prédios, hospitais ou até residências, sendo muito útil para garantir maior autonomia e qualidade de vida a pessoas com mobilidade reduzida, além de proporcionar mais conforto em deslocamentos verticais para todos os passageiros.

Tipos de manutenção em elevadores

Como já sabemos, o elevador é muito utilizado e útil para diversos locais que apresentam mais de 1 andar, por essa razão, a manutenção dos elevadores acaba sendo um item obrigatório e que deve ser feito por todas as empresas ou estabelecimentos, a fim de oferecer a segurança dos usuários e a boa funcionalidade.

Uma manutenção pode ser representada como um conjunto de técnicas preventivas que impede que ocorrências aconteçam, e elas podem ser classificadas em 3 tipos: preventiva, preditiva e corretiva.

Confira a seguir suas principais diferenças:

  • Manutenção preventiva: Como o próprio nome já representa, a manutenção preventiva é um serviço que tem como objetivo reduzir ou impedir falhas no desempenho ou nas estruturas dos elevadores, garantindo que todas as medidas sejam adotadas e realizadas antes que ocorra qualquer ocorrência;
  • Manutenção preditiva: Na manutenção preditiva é feito um acompanhamento periódico e técnico de toda a estrutura dos elevadores, o que envolve uma fiscalização rígida tanto na parte interna como na externa;
  • Manutenção corretiva: Já a manutenção corretiva é executada quando algum problema ocorre no elevador em decorrência de uma avaria, podendo ser alguma falha elétrica, desgaste, problemas com freios, quedas ou qualquer outro incidentes.

Como é feita a manutenção de elevadores?

Independente se for para uso comercial ou residencial, os elevadores necessitam de uma revisão completa ao menos 1 vez por ano para que possam funcionar em perfeito estado, o que pode ser considerada uma manutenção preventiva e preditiva.

As leis obrigam que as empresas deixem fixados um comunicado na porta do elevador que detalha o dia da inspeção e a data-limite para o uso sem a necessidade de uma nova revisão, e essas datas precisam ser cumpridas.

Na manutenção, é preciso que os técnicos realizem a vistoria geral de todas as peças principais do equipamento, como:

  • Quadro de energia;
  • Quadro de comando;
  • Cabo de aço para sustentação;
  • Máquina de tração;
  • Limitador de velocidade;
  • Fita seladora;
  • Polia de desvio;
  • Cabina;
  • Portas;
  • Botões;
  • Contrapeso;
  • Fundo do poço;
  • entre outras peças da parte interna da estrutura.

É importante salientar a importância de procurar por empresas confiáveis ou propriamente os fabricantes dos elevadores para que possam realizar uma vistoria completa e segura de toda a estrutura, isso porque apenas empresas líderes no segmento vão ter profissionais qualificados e experientes na área.

Em vista disso, você pode contar com a ajuda da empresa Japan Elevadores, que é uma companhia dedicada à fabricação, instalação, modernização estética e tecnológica, manutenção preventiva e corretiva de elevadores.

Saiba onde encontrar um serviço de manutenção elevadores

Para contar com um serviço de manutenção elevadores de alta qualidade, confie nos profissionais da Japan Elevadores. São mais de 10 anos no mercado como uma referência para manutenção de elevadores de qualquer marca. Ligue e agende uma visita!

Orçamento Rápido!